CONSELHO DE DISCIPLINA DA FAP DIVULGA DELIBERAÇÕES DISCIPLINARES APÓS JOGO ENTRE DV SPORT CLUBE E CLUBE ACADÉMICA DE LUANDA

Luanda, 24 de Junho de 2025 – A Federação Angolana de Patinagem (FAP) anunciou neste fim-de-semana as decisões do Conselho de Disciplina sobre infrações cometidas durante o jogo da final da 47ª Edição do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins – Sénior Masculino, realizado no dia 12 de Junho de 2025, entre as equipas DV Sport Clube e Clube Académica de Luanda.

Durante a partida, dois membros da equipa técnica e de jogo do DV Sport foram advertidos com cartão vermelho e posteriormente alvos de análise pelo Conselho de Disciplina, que se reuniu no dia 21 de Junho, em sessão extraordinária, para deliberar sobre as infrações disciplinares.

Atleta Eduarte Jelson Ndjavala suspenso por 4 jogos

De acordo com a Deliberação nº 010/CD/FAP/24-25, o jogador Eduarte Jelson Ndjavala (Licença nº 3.321) foi sancionado com suspensão de quatro jogos, depois de ter recebido cartão vermelho durante o jogo. O motivo apontado foi uma tentativa de agressão ao adversário com o stick, num lance de disputa de bola em que o jogador adversário já se encontrava no chão.

O ato foi classificado como infração grave, nos termos do artigo 22.º do Regulamento da Prova da FAP, em conformidade com os regulamentos da World Skate. A medida disciplinar imposta também inclui o pagamento da multa prevista para cartões vermelhos.

Treinador Nelson Paulo Mariano sancionado com 5 jogos de suspensão

Na mesma reunião, o Conselho de Disciplina deliberou também sobre o comportamento do treinador Nelson Paulo Mariano, técnico principal do DV Sport Clube. Segundo a Deliberação nº 011/CD/FAP/24-25, o treinador foi sancionado com cinco jogos de suspensão por incitação à agressão física contra o árbitro Carlos Sabino durante o decorrer da mesma partida.

A infração, também classificada como grave, está enquadrada no artigo 22.º do Regulamento da Prova e regulamentos internacionais da World Skate. Além da suspensão, o técnico deverá igualmente arcar com a multa correspondente ao cartão vermelho recebido.

FAP Reforça Compromisso com a Disciplina e a Integridade do Jogo

Estas decisões refletem a postura da Federação Angolana de Patinagem em garantir o cumprimento rigoroso dos regulamentos e a promoção de uma competição saudável, justa e ética.

“A disciplina é parte essencial da formação desportiva. Proteger a integridade da competição e garantir o respeito mútuo entre todos os intervenientes é uma missão inegociável da FAP”, destacou o Secretário-Geral da instituição, Eng. José Carlos Gamboa dos Santos.

As sanções aplicadas já estão em vigor e os atletas afetados não poderão participar das próximas jornadas, conforme os termos regulamentares.

Odoo - Sample 3 for three columns

Odoo - Sample 3 for three columns